quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Origem do vestibular no Brasil

A palavra vestibular vem do latim vestibulum, que significa entrada. Antigamente usava-se a expressão “exame vestibular”, com o passar do tempo passou-se a usar apenas “vestibular”.

No início do século XX, as universidades eram ocupadas por estudantes de colégios tradicionais, porém a procura ultrapassou o número de vagas disponíveis, o Ministro da Justiça e dos Negócios da época, Rivadávia da Cunha Corrêa, em 1911, instituiu o vestibular no Brasil.

As provas eram escritas e orais, continham questões de língua portuguesa, língua estrangeira, matemática, física, química e conteúdo do primeiro ano de faculdade, onde os alunos recorriam a aulas especiais para estudar as matérias específicas, hoje chamado de Cursinho Pré-vestibular, as provas das universidades eram realizadas todas no mesmo dia, o que impossibilitava o aluno de concorrer em outras universidades.

Hoje as matérias exigidas no vestibular da FECAP têm nível de ensino médio com as seguintes exigências: língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e a redação.

Nos acompanhe, e fique por dentro de novas dicas para o vestibular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário