quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O novo perfil do Contador




Olá galera, tudo blz?

Comecei a ler o paper "Perfil do Contador na Atualidade: Um estudo exploratório", que faz uma análise concisa a respeito das competências deste profissional tão importante para qualquer empresário ou profissional liberal. O estudo é simplesmente fascinante.

De acordo com ele, não é esperado apenas que o contador dê suporte à empresa, sem participar das tomadas de decisões, como era na década de 80. Hoje, sua atuação abrange os postos de analista ou consultor dentro da instituição, sendo que a maioria dos contadores busca especializar-se para ampliar seu leque de oportunidades e conquistar cargos de gestão.

Também é exigido o domínio do inglês e excelente redação, o que mais uma vez mostra as possibilidades de alcançar altos cargos dentro das empresas, bem como a importância que a análise do profissional de ciências contábeis tem.

Para alcançar o devido sucesso, os autores do paper destacam a importância de uma sólida formação teórica, experiência prática, postura ética, espírito de liderança e principalmente visão empreendedora; no intuito de antecipar tendências mercadológicas e agregar valor à empresa, conseguindo reconhecimento financeiro e cargo expressivo.


E foi por conta desta profissão que a FECAP surgiu. Vocês sabiam disso?



Em 1902 a FECAP foi fundada com o intuito de formar contadores para o já acelerado mercado paulista, líder em exportação de café e outros bens de consumo. A mão-de-obra profissional naquela época era importada da Europa, sendo que após a FECAP ter sido fundada, o mercado passou a contratar contadores brasileiros para suprir a forte demanda da época. Interessante né?

Não é a toa que a FECAP é referência para quem deseja se formar em ciências contábeis, pois além de deter o conceito máximo do MEC, trata-se do curso mais tradicional do nosso País, reconhecido e procurado por grandes empresas que buscam profissionais da área.

Além de oferecer o curso de graduação em Ciências Contábeis, a FECAP propõe o bacharelado na área para Economistas e Administradores como uma extensão de graduação de 2 anos e também o mestrado em contabilidade, além de diversas especializações para fortalecer o amplo conhecimento adquirido na graduação.





Abs,


Marcella Ferrari

Nenhum comentário:

Postar um comentário