quinta-feira, 3 de novembro de 2011

"Anulação de 14 questões do ENEM deve prejudicar aos candidatos com melhor e pior desempenho"

Olá Pesssoal, tudo blz?

Li hoje a reportagem "Melhores e piores candidatos serão mais afetados por anulação do ENEM" no site do Estadão, em que a anulação de cinco questões de Ciências da Natureza, três de Ciências Humanas, uma de Linguagens e quatro de Matemática prejudicará os alunos mais competitivos, já que o "encurtamento da prova" vai achatar a nota da média e dificultar a classificação dos candidatos.
Segundo a reportagem, cada prova, de 180 questões, tem uma régua de desempenho de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), conjunto de modelos matemáticos adotado pelo ENEM que permite que estudantes com o mesmo número absoluto de acertos possam ter notas finais diferentes. A dificuldade desses itens e o desempenho de cada candidato são decisivos para a nota.
Apesar de defender oficialmente a manutenção das questões no País, o Ministério da Educação afirma que, pela TRI, o cancelamento não afeta o Enem. Bem, se a terceira falha consecutiva do MEC em manter sigilo e zelar pela qualidade das perguntas não afeta o exame, eu não sei o que pode afetar.
O pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo e Ministro da Educação, Fernando Haddad irá hoje pessoalmente ao Supremo Tribunal Federal recorrer da decisão de anulação das perguntas em esfera nacional na sugestão de anular o exame apenas para os alunos do Colégio Christus; escola em que vazou o gabarito da prova.
Vejamos o que pode acontecer, eu fiz o ENEM no ano de 2005 e lembro que várias questões foram mal redigidas na época. Apesar de a avaliação não ter o peso que tem hoje, já auxiliava os alunos que desejavam pleitear bolsas para a graduação. Lembro que cogitou-se anular as questões e até mesmo o exame, o que não aconteceu por decisão do MEC.
A história apenas se repete e no final, quem paga são os alunos esforçados, que estudam o ano inteiro para este exame e veem seu esforço por água abaixo após um escândalo destes. Afinal, mesmo que as questões não sejam canceladas, não podemos considerar o ENEM como uma avaliação idônea. Não enquanto este tipo de problema continuar acontecendo.

Um comentário: